Por favor, acendam a luz!

Priscila e Áquila, um casal de judeus convertidos ao cristianismo, expulsos de sua cidade , Roma, por volta de 49dc pelo Imperador Cláudio, seguem para Corinto e lá encontram Paulo.

Hoje pela manha, eu estava lendo o livro de Hebreus e fiquei profundamente incomodada com o que diz o cap 10:25. Isso por que, o texto fala sobre não deixarmos de congregar, coisa que era costume daquele povo no contexto daquela igreja que estavam sendo negligentes em sua fé.
Ora, não podemos esquecer que essa carta foi escrita para judeus cristão na palestina e outros vindos de Roma em 49 e esta carta se dá nos duros anos de perseguição de Nero aos cristãos lá pelos idos de 64/68 (data provável).
E hoje? O que acontece? Não estamos, pelo menos no Brasil, sendo perseguidos, não estamos fora da nossa pátria, da igreja que nos habituamos a congregar, não precisamos nos adaptar a outros costumes, língua ou doutrinas, mas ainda assim, essa carta é tão atual hoje como foi antes!
Por que esta sendo tão difícil congregar? O que aconteceram com as reuniões animadas, com aquela comunhão no final dos cultos, os encontros alem da igreja? Por que estamos sendo negligentes se nao com a fé, com o congregar?
Eu fico imaginando a alegria daquele casal, encontrando Paulo depois de terem sido expulsos de sua cidade, de como deve ter sido esses 18 meses em que moraram juntos, trabalharam juntos e se apoiaram, e como construíram um ministério longe de casa, acompanhando e apoiando um irmão perseguido, sendo eles próprios também perseguidos numa amizade que durou por mais de 15 anos !
Hoje, olhamos em volta e vemos irmãos sozinhos, com tremenda dificuldade em congregar, pois não comungam com heresias em que muitas igrejas estão mergulhadas, e novamente voltamos ao incomodo texto de Hebreus 10:25 e também a história desse casal e tantos outros que perseveraram em meio a contextos muito parecidos e o Espírito Santo sussurra : Encontrem força uns nos outros !
Priscila e Áquila , reuniam em sua casa, hospedavam, ensinavam, criavam a comunhão e formavam pessoas!
Em atos 18 :24 a 26 , quando o casal já encontrava-se em Efeso, chegou a cidade um judeu convertido, Apolo, que embora conhecesse as escrituras e pregasse com eloquência, ainda não tinha sua formação completa. O casal então, após ouvi-lo o levaram para casa e o instruíram do que ele ainda não sabia…
Que ensinamento tremendo Deus nos deixa nessa passagem!
Aquele que nos deu o dom de discernir, também nos dá o dom do ensino e o amor as escrituras e as pessoas, para instruir o que prega a construir uma igreja coerente com a palavra .
Deus não nos deixa esquecer que o povo perece por falta de conhecimento, e que devemos estar atentos, pois o deus desse século cegou o entendimento dos incrédulos, rejeitemos sim as coisas vergonhosas , pois aquele que já esta firmado deve ser cooperador da igreja.
O que seria da Igreja de Creta, se Tito tivesse dado no pé por causa de toda aquela confusão na igreja?
Tito 1:5 , diz assim “Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes…” Tito ficou para entre tantas coisas, ensinar, constituir presbíteros!
Eu particularmente creio, que para esse tempo, o livro de Tito, deve ser o nosso manual , aquele que nos exorta a permanecer , exortar , corrigir e ensinar .
Protegendo a sã doutrina para que as heresias não nos afastem do congregar, mas contrario a isso nos aproxime nos distinguindo nas boas obras, por que o evangelho é feito de palavras, mas também de ação. Tornar-nos padrão de boas obras, em si, já é um grande desafio!
Por fim, Priscila e Aquila nos ensinam, a não nos conformarmos com o erro ou a limitação de quem já conhece o evangelho, mas sejamos acolhedores, tragamos pra perto e em amor, com exatidão tanto quanto possível, possamos expor o caminho que o Pai já nos ensinou.
Cada um caminha na luz que tem, mas todos devemos lembrar que o amor uns pelos outros cobre uma multidão de pecados, sem amor e sem caridade, nada se aproveitaria…
Não temos de fato a igreja que queremos, mas a igreja que teremos será o reflexo da igreja que somos hoje. E creia, um grão de areia no olho de quem vê, incomoda muito!
Eu quero ser esse grão de areia, despertar inquietação e necessidade de purificação.
Tito permaneceu, Priscila e Aquila não se calaram, Apolo fez um up grade, e Jesus amou, ate o fim Ele nos ensinou a amar. Foram poucos, mas fizeram o evangelho que eu e você aprendemos hoje.
Não são muitos aqueles que ensinam e vivem o evangelho, mas são muitos os que são alcançados por eles. Na pratica, temos apenas um interruptor e precisamos de apenas um para acender a luz, e muitos são beneficiados por isso.
Deus precisa de algumas pessoas, nos lugares certos, e não importa quantos lugares escuros tenham por ai… Quando a rede elétrica esta conectada, em oração e comunhão, podemos ir e na passagem ir acendendo umas luzes por ai….Nao esconda a luz embaixo da cama, vá!
O ide não é geográfico, é principalmente para tempos como esses!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s