Ética, o modelo de Jesus.

Pequenas palavras sao sempre potencialmente poderosas!

Ontem tive a oportunidade de ver alguem agir em defesa do que acredita amar com  uma tremenda falta de ética, olhei bem para a situaçao, tentei encontrar justificativas e poucas me ocorriam que fossem legitimas, que respaldassem aquela situaçao. Até pensei que o ciume, a insegurança a falta de confiança em Deus justificasse aquele ato, mas foi em vao…Nao era coerente , nao validava o erro!

Ética, palavrinha com a qual estamos sempre nos batendo… ha poucos dias agi eu, com total falta de ética ao ler um bilhete que nao me pertencia com a justificativa  de que precisava de provas, quanto a falta de Ética de alguem que eu queria comprovar….

Ética!

A falta dela nos coloca na contra-mao de tudo que é justo,integro e verdadeiro. Nos faz atropelar o erro com outro erro e assim nos tira o direito de fazer o conserto! Nos tornamos refens de nós mesmos!

Etica fala da boa e velha  educaçao, fala de limites  que ousamos ignorar, de um respeito ao outro que confronta a nossa indiferença. Ética fala de relacionamento…

Jesus era todo o tempo ético em sua relaçoes e suas atitudes, se questionado sobre as praticas e doutrinas das sinagogas, nao atacava como forma de defesa, apenas defendia o seu ponto de vista com a verdade e valores que acreditava, se cobrado  dentro da pratica de um reino que nao era seu, providenciava o pagamento em respeito ao governante e sua leis, se confrontado sobre os impostos, respondia prontamente a Cesar o que é de Cesar, a Deus o que é de Deus…

O modelo de relacionamento de Jesus era ético, respeito pelo outro, pelos valores do outro, pela propriedade do outro, pelas lideranças e dicipulado do outro.

O outro era a motivaçao de Jesus em ser ético, o outro precisava ser considerado, respeitado , honrado.

A diferença de opiniao nunca foi razao suficiente para agir com falta de ética. Talvez por isso nele nao foi achado dolo, nao havia nada do que o acusarem, suas maos estavam limpas e por isso outro homem lavou as maos, por que ele reconhecia que contra Jesus nada havia, e se insistiam em condena-lo ele executaria  segundo a decisao de um povo, mas de modo algum segundo a sua justiça!

O padrao de Jesus nos ensina sobre ética  como um manual vivo ,no qual temos que consultar sempre que achamos que conhecemos por demais o funcionamento de tudo o que nos cerca e ficamos indiferentes as regras e instruçoes daquele que disse que as suas vistas nos daria conselho…

Olhar para o nosso umbigo,exercitar a auto suficiencia , nos distancia seguramente do modelo ético de Cristo.

Ética! O caminho para viver melhor, qualquer relacionamento.

Miss.Andrea Rebouças- Curitiba /abril de 2011


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s